Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas por toda a Espanha após a polícia de choque expulsar violentamente uma mulher de 87 anos chamada Mari Carmen Abascal de sua residência em Madri. Ela morava em um apartamento com contrato de aluguel de longa duração há 70 anos, o qual nunca deixou de pagar, ao contrário do que diz a presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso. O despejo, ordenado por um juiz após queixa da imobiliária Urbagestión, que exigiu um aumento de aluguel inacessível à inquilina, foi o pontapé inicial para mobilização social e protesto de milhares de pessoas na Puerta del Sol, em Madri, e em outras cidades, 15 anos depois do movimento 15M.
Esse despejo brutal, apenas um dos quatro mil neste ano, tornou algo evidente: protestos de centenas de milhares de jovens e trabalhadores nas ruas, ridicularização da direita em face de uma tragédia social e o governo mais progressista da história entender que moradia é um grande problema para a população.
Liderado pelo Sindicato dos Inquilinos, o protesto pede que o governo de coalizão implemente cinco medidas básicas contra especulação imobiliária: proibição de despejar pessoas vulneráveis sem oferta de moradia alternativa; reforma da Lei de Locação Urbana (LAU) para limitar aluguéis sazonais e por cômodo; congelamento dos valores atuais dos aluguéis para impedir aumentos na renovação dos contratos; prorrogação dos contratos que vencem entre este ano e o próximo (cerca de um milhão); e renovação automática de contratos caso os proprietários não precisem do local para uso próprio.
Todas essas reivindicações são, ao mesmo tempo, justas, necessárias e urgentes. A falta de uma política habitacional adequada do governo liderado pelo PSOE criou uma situação insustentável – aumento da desigualdade exclusivamente benéfica aos grandes proprietários, que especulam com os preços e alteram o perfil da vizinhança, enquanto milhões de inquilinos gastam uma parcela cada vez maior de seus rendimentos em aluguéis exorbitantes.
Os números não mentem: entre 2015 e 2025, a renda pessoal média subiu 50 por cento, os salários, cerca de 30, o valor de compra de uma casa aumentou 80 e o aluguel, 87. No entanto, o salário anual mais comum subiu de 16.498 euros para 16.520 em 2024 ao longo de dez anos, segundo dados do INE. Há anos somos vítimas de um assalto à mão armada apoiado por todos os níveis do governo. De acordo com o último boletim do Ministério da Habitação, há apenas 318 mil unidades de habitação social na Espanha, o que representa 1,3 por cento do total de apartamentos disponíveis. Segundo a OCDE, na Holanda, 34 por cento do parque habitacional é destinado à habitação social. Logo atrás estão: Áustria (24 por cento), Dinamarca (21 por cento), Reino Unido (16 por cento) e França (14 por cento). Isso se chama negligência institucional.
Esse é um momento único porque uma grande parte da sociedade apoia que não dá mais para continuar assim. Estão roubando nossos salários em troca de um teto sobre nossas cabeças, só para enriquecer um grupo seleto.
Habitação se tornou um negócio lucrativo para rentistas, fundos abutres e bancos – grupos com laços estreitos com a direita e a extrema direita, acostumados a controlar a agenda e a narrativa da mídia, e até mesmo a usar bandidos neonazistas para despejar inquilinos em situação vulnerável.
Em 26 de setembro, algo mudou.
Quase meio milhão de pessoas lotou a capital do país e vários milhares acamparam em frente à sede do Governo Regional de Madri, aquele viveiro de busca desenfreada de rendimentos, governado por um presidente que curte coberturas de luxo e parcerias público-privadas sem transparência. O povo se levantou com dignidade imensa e disse: “já chega”. Não só contra os governos regionais liderados pelo PP e pelo Vox.
Eles também afirmaram, em alto e bom som, que o governo de Pedro Sánchez é responsável por essa situação. Nos últimos oito anos, o PSOE e seus aliados permitiram que o sistema de especulação e busca desenfreada de rendimentos se fortalecesse sem controle, sem aprovar uma única medida típica esquerdista, simplesmente aceitando as regras de um mercado totalmente manipulado. Essas são as consequências desastrosas.
Dessa vez, o governo reagiu às pressas e, na reunião do Conselho de Ministros na terça-feira, dia 29, aprovou não um, mas dois decretos. O primeiro, acordado com a maioria governista, garante proteção contra despejos até 2030, regula aluguéis sazonais e de quartos, proíbe a compra de fundos abutres até 2028 e prorroga por dois anos os contratos existentes que vencem antes de 31 de dezembro de 2028.
Além disso, o PSOE e o Sumar chegaram a um acordo sobre a renovação automática dos contratos de locação, que será incluído no segundo decreto real a ser apresentado no Parlamento durante a sessão plenária extraordinária marcada para sexta-feira, 2 de outubro.
Aqui no CTXT, consideramos as medidas adotadas tardias, ineficazes e totalmente insuficientes.
A sociedade exige uma mudança estrutural no sistema habitacional, não uma solução oportunista e/ou temporária incapaz de aliviar, a médio e longo prazo, a injustiça social brutal gerada por um mercado desregulamentado. Para avançar nessa direção, achamos urgente que os sindicatos de inquilinos e os sindicatos de classe organizem uma greve geral pela moradia porque direitos só são conquistados ou recuperados nas ruas, por meio da luta organizada da classe trabalhadora e dos estudantes. E porque esse momento histórico exige isso: acabar de uma vez por todas com a ideia de que moradia é um negócio especulativo para um punhado de milionários e garantir que domicílios sejam tratados como uma necessidade básica, essencial para garantir a todos uma vida digna.
